domingo, agosto 02, 2015

RESISTENCIA: Animais mais resistente do mundo.

1 - Tardígrado

Animais-resistentes

O tardígrado é provavelmente o mais resistente do reino animal. Medindo menos de 1 mm de comprimento, ele pode suportar temperaturas variando entre próximo do zero absoluto (-273°C) e 150°C, além de pressão de 6 mil ATM e 5 mil Gy de radiação - mais de 1000 vezes o que um humano pode aguentar - e ainda se reproduzir em ambientes sem oxigênio, como o espaço.Animais-resistentes
Crédito: Thinkstock
Turritopsis nutricula é uma água-viva com um superpoder incrível: ela é imortal. Quando atinge a maturidade sexual, seu ciclo de vida reverte-se ao estádio de pólipo. Basicamente, é como se suas células se regenerassem e ela nascesse de novo. Sendo assim, ela em tese pode viver para sempre, se não acabar sendo morta por violência por outra espécie.
3 - Molusco

Animais-resistentes
Crédito: Thinkstock
A arctica islandica é uma espécie de molusco bivalves. Em 2006, uma equipe de pesquisadores em expedição na Islândia encontrou um exemplar da espécie que, segundo calculos, viveu mais do que 500 anos. Este molusco detém ainda hoje o recorde de animal de maior longevidade da história.
4 - Tartarugas

Animais-resistentes
Crédito: Thinkstock
Nem todas as tartarugas vivem por dezenas ou centenas de anos. Na verdade, é preciso muita sorte para passar dos primeiros dias e não morrer nas mãos (ou bicos) dos predadores. A tartaruga mais velha conhecida até hoje viveu 182 anos. Existem também jabutis - que são denominados quelônios, assim como as tartarugas e cágados - que passaram dos 100 anos de idade.
5 - Lagosta

Animais-resistentes
Crédito: Thinkstock
Lagostas, se não forem parar em uma panela, são praticamente imortais. Elas são capazes de controlar a expectativa de vida de algumas enzimas importantes, indefinidamente. Mesmo envelhecendo, sua capacidade reprodutiva e seu metabolismo continuam funcionando muito bem.
Na verdade, não sabemos exatamente quantos anos uma lagosta pode viver, porque elas não possuem esqueleto interno e mudam muitas vezes de carapaça, o que significa que não possuem uma estrutura onde fique “registrada” sua idade.
A única pista que temos é seu peso e tamanho, pois as lagostas aparentemente não param de crescer nunca. Algumas chegam a pesar até 200kg. Infelizmente, poucas hoje chegam a esse estágio, já que são alvos de pescas intensas.
6 - Planárias

Animais-resistentes
Crédito: WikiMedia
As planárias são o “Wolverine” do mundo animal, com seu incrível poder de regeneração. Na verdade, elas são muito mais do que isso. Se você cortar uma plenária em dois pedaços, seja na vertical ou horizontal, essas partes se regeneram e formam dois novos indivíduos semelhantes àquele cortado. Se cortar em três pedaços, eles também se regeneraram.
Dá pra ser mais incrível e assustador que isso?
7 - Baratas

Animais-resistentes
Crédito: Thinkstock
As baratas já estão no planeta a muito mais tempo do que nós. Os registros mais antigos são de mais de 320 milhões de anos. Mais ainda: elas devem ficar por aqui muito mais tempo do que nós, já que a espécie seria capaz de sobreviver até mesmo a um desastre nuclear.
Elas são tão resistentes (e persistentes) que em alguns casos podem até mesmo sobreviver por vários dias sem a cabeça. Isso porque, depois de cortar a cabeça de uma barata, seu pescoço se “fecha” com a coagulação, impedindo a hemorragia.
8 - Besouro da Namíbia

Animais-resistentes
Crédito: WikiMedia
O Besouro da Namíbia tem uma habilidade muito especial. Mesmo vivendo em um deserto, onde é muito difícil encontrar água, ele consegui atrair a umidade com sua carapuça e transformá-la em gotas de água. As gotículas se acumulam em suas costas e descem pelos sulcos até chegar à boca.
Esse animal inspirou a criação de telas captadores de névoa, utilizadas para fornecer água às pessoas que vivem em clima muito secos ou com difícil acesso à água.
9 - Rato-toupeira-pelado

Animais-resistentes
Crédito: WikiMedia
Esses ratos são tão estranhos que mereciam um capítulo a parte. Além de sua aparência, capaz de ganhar qualquer concurso de feiura na natureza, eles são capazes de sobreviver em ambientes com pouquíssimo oxigênio.
Eles também costumam viver cerca de 30 anos, enquanto a maior parte dos demais roedores não passa dos 4 anos. Mas o mais interessante sobre ele talvez seja que, até onde sabemos, são imunes ao câncer. Não há um único caso de câncer registrado entre esses ratos - algo comum em muitos outros roedores.
316

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.