terça-feira, maio 19, 2015

PEDRA VALIOSA: Brasil e EUA desputam pedra preciosa.



Esmeralda de 380 kg vira batalha jurídica entre Brazil, EUA.
Do fundo de um poço em Pindobaçu, no interior da Bahia, para o cofre de uma delegacia de Los Angeles, nos Estados Unidos. O trajeto da esmeralda Bahia, uma pedra preciosa bruta de 380 quilos escavada no Brasil em 2001, é um sinuoso imbróglio jurídico repleto de falcatruas.   A parada mais recente é num tribunal da cidade californiana, onde um juiz reabriu o caso na semana passada para determinar o verdadeiro dono da gigantesca joia. Oito pessoas já tentaram reaver a pedra, que está sob a guarda da polícia local desde 2008, quando foi dada como roubada e encontrada num armazém em Las Vegas. No momento, apenas um grupo sobrou na disputa jurídica que corre há seis anos, e um juiz irá decidir se há provas suficientes para a posse.  Porém, o Brasil também tenta pôr as mãos na esmeralda desde 2011, quando foi notificado do roubo pelo Departamento de Segurança Nacional dos EUA. O governo brasileiro afirma que a extração e a exportação foram feitas de forma fraudulenta e negocia paralelamente com o governo americano. Uma tentativa de interromper o julgamento em 2014 não deu certo. O Brasil respeita a corte da Califórnia, mas nossa visão é que a posse é um caso de relações internacionais. Independentemente da decisão do juiz, o Brasil vai continuar perseguindo seu direito à pedra", disse, por telefone, o advogado americano John Nadolenco, representante do Brasil. Só vi a pedra por fotos, o xerife [chefe da polícia local] não dá acesso a ninguém. Nunca vi caso igual, mas estamos animados de bancar o Indiana Jones."



ninguém sabe ao certo seu valor em 2001 um geólogo  em sp avaliou em Us$ 925 milhões, e documentos do processo em Los Angeles falam em 372 milhões.

a trama tem fotos contornos cinematográfico. uma das passagem da pedra pelo estados unidos teria sido em nova Orleans, na época do furacão katrina, em 2005, quando foi resgatada por mergulhadores após ter ficado duas semanas no fundo do mar.



com tantas reviravoltas há quem acredite quer a Esmeralda Bahia seja amaldiçoada. no entanto esse não é o caso dos Americanos.
- lendo os testemunhos tudo é explicado pelas nações humanas.algumas até humorísticas afirma Spielberg. "não existe magia negra, apenas cobiças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.