sábado, abril 25, 2015

TERREMOTO: 1,34 mil mortos, segundo a agência Reuters.


Tremor de magnitude 7,8 é o pior do Nepal desde 1934.
Katmandu tem danos em prédios, casas, templos e monumentos.

Um forte terremoto de magnitude 7,8 estremeceu neste sábado (25) o Nepal, deixando cerca de 1,34 mil mortos, segundo a agência Reuters.
A força do terremoto foi sentida também em Bangladesh, Índia, China, Paquistão e no Monte Everest, onde uma avalanche provocada pelo abalo deixou pelo menos 10 mortos.
O tremor ocorreu às 3h11 (de Brasília), a 77 km ao noroeste de Katmandu e a 15 km de profundidade. Outras quatro réplicas menores atingiram o país logo após o terremoto mais potente.
"Há relatos de danos generalizados. A devastação não está confinada a algumas áreas do Nepal. Quase todo o país foi atingido", disse Krishna Prasad Dhakal, vice-chefe da missão na embaixada do Nepal, em Nova Déli.
Testemunhas disseram às agências de notícias que o terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos. Milhares de pessoas deixaram seus lares e estão nas ruas da capital, Katmandu, com receio de que casas e prédios desmoronem.
Ajuda
As comunicações, a eletricidade e a água corrente foram cortados, informou a ONG Oxfam, que "se prepara para fornecer água potável e artigos de primeira necessidade", segundo a sua diretora no Nepal, Cecilia Keizer.
Os hospitais do país de 28 milhões de habitantes tentam dar conta dos feridos, enquanto a busca por sobreviventes é complicada devido à falta de equipamentos para escavar. As imagens mostram cidadãos tentando retirar escombros com as próprias mãos.
 Torre foi destruída pela 2ª vez por terremoto (Foto: Niranjan Shrestha/AP / Sumona/CC)
 Torre foi destruída pela 2ª vez por terremoto (Foto: Niranjan Shrestha/AP / Sumona/CC)

Trecho de estrada em Katmandu fica destruído após o terremoto que atingiu o Nepal e países vizinhos neste sábado (25). Centenas de pessoas morreram, e várias construções desabaram
Uma rachadura corta o asfalto nesta rua de Katmandu, onde centenas de pessoas morreram após a ocorrência de tremores de alta intensidade. Com medo dos desabamentos, a população saiu para as ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.