segunda-feira, outubro 13, 2014

INTERNACIONAL: Ciclone mata 24 pessoas no leste da Índia e causa temores de inundações.

Linhas de transmissão de energia e ônibus foram derrubados por ciclone que atingiu cidade indiana de Visakhapatnam nesta segunda-feira (13) (Foto: REUTERS/R Narendra)
Linhas de transmissão de energia e ônibus foram derrubados por ciclone.



Hudhud perdeu força, mas ainda deve provocar fortes chuvas.
Milhares de morares estão refugiados em abrigos; casas foram destruídas

O número de mortos na passagem de um poderoso ciclone que castigou o litoral leste da Índia subiu para 24 nesta segunda-feira (13), enquanto a tempestade enfraqueceu e seguiu para o interior do país deixando um rastro de destruição e temores de enchentes repentinas causadas pelas forte chuvas.

Com ventos de até 195 km/h, o ciclone Hudhud atingiu a costa dos estados de Andhra Pradesh e Odisha no domingo, forçando milhares de morares litorâneos a se refugiarem em abrigos para tempestades.
Na cidade portuária de Visakhapatnam, com 2 milhões de habitantes, trabalhadores do governo começaram a remover árvores arrancadas do chão que bloqueavam estradas, a restaurar o fornecimento de energia, a restabelecer linhas de comunicação e a remover destroços como outdoors e telhados de ferro que foram arrastados pelas fortes rajadas.



Barcos foram danificados por passagem de ciclone na cidade de Visakhapatnam, na Índia, nesta segunda-feira (13) (Foto: REUTERS/R Narendra)
Barcos foram danificados por passagem de ciclone na cidade de Visakhapatnam, na Índia, nesta segunda-feira (13) (Foto: REUTERS/R Narendra)
"Não sei quantos dias serão necessários para restabelecer meu negócio. Perdi tudo", disse Heusikeswa Rao, um comerciante de Visakhapatham, enquanto tentava juntar os pedaços de madeira e metal que antes formavam seu quiosque.
Autoridades de Andhra Pradesh, onde foram registradas 21 mortes, disseram que levantamentos iniciais registraram milhares de casas danificadas e uma ampla destruição em plantações de banana, cana-de-açúcar e arroz nos distritos de Visakhaptnam, Srikakulam, Godavari do Leste e Vijaynagaram.
Dezenas de milhares de pessoas continuavam em abrigos para ciclones pela terceira noite seguida por causa de danos causados às suas casas e pela falta de comida ou água potável em suas vilas, disseram autoridades.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse que iria visitar a área nesta terça-feira. "Tenho recebido atualizações constantes sobre o ciclone Hudhud... Visitarei Visakhapatnam amanhã e tomarei prumo da situação", tuitou o premiê.
De acordo com a agência meteorológica da Índia, o Hudhud perdeu força, mas deve provocar fortes chuvas no norte e nordeste da Índia e, eventualmente, nevascas quando atingir as montanhas do Himalaia.
Trabalhadores de ajuda humanitária alertaram que as chuvas tem a probabilidade de inundar grandes áreas rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.